Comic Sans: seria essa letrinha a vilã das fontes?

ATENÇÃO DESIGNERS: fiquem calmos, eu não vim aqui pra autorizar o uso da Comic Sans! Mas vocês precisam concordar comigo que tem outras fontes igualmente horrorosas e o governo não faz nada!

Bom, todo mundo já ouviu falar em Comic Sans ou pelo menos já ouviu reclamação quando usou essa fonte em qualquer lugar, certo? É essa fonte aqui olha:

Essa fonte faz parte do pacote de fontes padrão do Windows desde 1995 assim como várias outras que você provavelmente já usou: Arial, Calibri, Tahoma, etc.  Há um tempo, o Instagram disponibilizou nos stories uma fonte muito parecida e que passa pelo mesmo ódio. Mas qual o problema dela? 

“Acho tão fofinha” é o que eu mais ouço quando torço o nariz ao ver Comic Sans. Sim, ela é “fofinha” exatamente porque foi criada para ser usada numa interface infantil do Windows. Inclusive ela se chama “comic” por ser inspirada na letra usada em revistas em quadrinhos (comic books em inglês). Se ela é bonita ou não, pouco importa, já que design não é arte, é função e propósito, e a beleza está nos olhos de quem vê.

O grande problema é seu mau uso. As fontes são criadas com propósitos, você usa cada uma para transmitir um sentimento, comunicar alguma coisa. A Helvetica por exemplo é uma fonte muito querida exatamente por ter versatilidade. Você pode escrever um cartaz escrito “eu te amo” e outro escrito “fora Bolsonaro genocida” que vai passar o sentimento correto para quem estiver lendo.

Não faz mal nenhum usar para etiquetar uma lancheira de criança, fazer um convite de festinha infantil ou até na plaquinha de identificação do seu pet. Mas usar a Comic Sans em contratos, anúncio de produto nos stories da sua empresa, placas de avisos importantes, crachás e etc?! Aí você realmente tá querendo irritar algum designer, só pode!

De certo ela faz parte de uma lista de fontes usadas à exaustão e fazem com que a gente já esteja mais do que cansada de ver por aí. Mas isso só faz sentido como argumento se você for designer, mas aí tampouco faz sentido usar Bebas Neue né!? Se você não é designer, basta tomar cuidado para não usá-la fora de contexto. 

Inclusive, pouca gente sabe que ela é uma das melhores fontes para ler se você for disléxico. Cada “letra” de uma fonte tem meio que um molde e letras como “p” e “q” ou “b” e “d” acabam ficando muito parecidas. A Comic Sans é a que menos se repete nesses “moldes”, o que facilita muito a leitura. O espaçamento entre uma letra e outra também ajuda bastante quem tem dificuldade de ler.

Então vamos parar de odiar gratuitamente a Comic Sans se ela estiver sendo usada corretamente?! Euzinha gostaria de me unir ao clube das pessoas que odeiam a Papyrus por exemplo. Ou a Monotype Cursiva. Elas são horríveis de ler, também são usadas fora de contexto e o povo simplesmente não cansa de enfiar em tudo que é documento do Word. BASTA!

Na dúvida, não usa nenhuma dessas que você vai fazer bonito.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart