fbpx

Repertório! A chave para criar sem bloqueio.

Muita gente me pergunta se eu não tenho bloqueio criativo. E não. Não tenho.

Tudo começa com um briefing muito detalhado onde conheço a marca do cliente. E em, praticamente todas as vezes, eu já termino de ler ou já saio da entrevista com as ideias para evoluir na minha cabeça.

O motivo parece simples, mas não é. Em todos esses anos de experiência, eu criei uma grande biblioteca mental de imagens, referências e pesquisas para criar soluções. Então, eu já sei o que pode ser adequado ou não para determinada marca. Literalmente, é como se uma gavetinha abrisse na minha mente com aquela ideia. Nem sempre é a ideia ou o conceito principal que vou utilizar. Pode ser só um ponto de partida que dará início àquele trabalho. Não é genialidade. É bagagem mesmo. Uma pitadinha de talento? Pode ser. E, sobretudo, sensibilidade para escutar atentamente ao que o cliente diz e deseja. Criatividade não é sobre uma luz que se acende na sua cabeça. Essa luz só acende na sua cabeça por causa daquilo que você adquiriu com o tempo: seu repertório! Aliás, Design é sobre soluções de problemas e não criatividade.

Outra coisa curiosa do meu processo criativo é que eu mergulho na marca. Enquanto eu estiver construindo determinada identidade visual, todas as minhas conexões de imagem irei relacionar à marca. Por exemplo, estou em um processo de construção da identidade visual de um restaurante. Eu vou olhar todo letreiro de restaurante que passar na minha frente, seja ao vivo ou em filmes, séries e etc. De algum lugar pode vir o start para essa criação.

Além disso, é importante a busca por outros universos de imagens, dos mais variados. Na minha biblioteca de imagens mental tem muita coisa, desde como as formas geométricas se comportam até artistas plásticos, ilustrações, quadrinhos… É sem fim! E se, por algum acaso, eu tiver alguma dificuldade de fazer essa conexão funciona muito bem também navegar por novas imagens e, de certa forma, me desconectar completamente daquilo por um tempo. Pois não dizem que é no ócio que a gente cria? 

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart