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O que é branding?

A primeira coisa que eu preciso te dizer é que não é identidade visual, muito menos logotipo.

O branding é um modelo de gestão que tem como objetivo alinhar o posicionamento e o propósito da marca para que crie conexão de valor com o seu público. Quando uma marca já está no mercado, o ideal é fazer uma gestão contínua, isto é: ter ações sempre alinhadas ao DNA da marca para que essa percepção não se perca. Mas também é possível começar um negócio a partir do projeto de branding e assim construir a estrutura de como você quer que a marca seja inserida pelo mercado.

Um problema muito comum é que nem todo mundo pensa na marca estrategicamente desde o início e, quando a marca já está no mercado, sente a necessidade de fazer um reposicionamento, isto porque a forma como ela é percebida pelo público não é adequada aos valores da empresa. É então que acontece o rebranding. O caso mais conhecido de rebranding no Brasil é o da marca Havaianas, que nos anos 80 era conhecida por ser de baixo custo e usada por públicos de classes menos favorecidas. A marca fez uma grande mudança de percepção sobre o produto e se tornou sucesso até no exterior.

Mas porque o branding é importante?

O posicionamento de uma marca no mercado é o motivo pelo qual o consumidor te escolhe. As ações de branding quando são eficientes despertam sensações e criam conexões até mesmo inconscientes que fazem com que o cliente escolha a sua marca. Além disso, quando essa conexão é forte com o seu público, ele não só lembra de você, como te indica e te escolhe repetidas vezes. Dessa forma, sua marca ganha fidelidade.

Outro grande motivo para investir em branding é se diferenciar. Quando você sabe para quem está falando e o que você pode oferecer de melhor para essa pessoa, a chance para que a conexão seja mais rápida e forte é ainda maior.

Vale o investimento?

Vale muito! Se você é um pequeno empresário e está entrando em um mercado cheio de profissionais no ramo, como se destacar? O que vai me fazer escolher entre você e seu concorrente? O branding aqui é o que vai fazer com que seu consumidor entenda o que você faz de melhor. Se você oferece um serviço ou produto exatamente igual, o que vai te diferenciar é a percepção que seu cliente tem sobre o valor do seu trabalho. Caso contrário, ele vai escolher só o mais barato. O valor que uma marca tem é o que faz as pessoas gastarem mais na Apple e a Nokia cair no ostracismo.

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