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Mesmo produto. Como me diferencio da concorrência?

O grande desafio de ter uma marca é lidar com a concorrência, certo? Certo!

E aí muita gente acabar querendo criar algo super inovador para que a concorrência seja menor ou não exista. Será que é possível? Nós costumamos dizer que por mais inovador que seja a empresa, há concorrência ainda que não seja diretamente. Quando existiam outros formatos, o concorrente do Spotify, por exemplo, pode ser o Facebook. E do Facebook pode ser a Netflix. O tempo que você gasta com um impede que você gaste com o outro, logo é um tipo de concorrência.

Mas e quando o seu produto já existe no mercado? E parece que todo mundo já tem sucesso menos você… Parece que seu talento não serve para nada, né?! A gente sabe como é se sentir assim. Mas aí entra um fator decisivo: posicionamento e diferencial. Para definir esses itens você precisa descobrir por qual motivo o seu cliente escolheu você e daí, provavelmente você vai encontrar o seu diferencial. Depois, você pode observar como sua concorrência já se posiciona no mercado para escolher outro caminho. Claro que esse caminho precisa ter concordância com a personalidade da sua marca.

No exemplo da imagem temos um exemplo bem característico de concorrentes que caminham juntos há bastante tempo. Eles vendem o mesmo produto, mas se comunicam de maneira completamente diferente e, por isso, atraem públicos também diferentes. Cada vez mais as pessoas buscam comprar de marcas que se conectem. Se você perguntar para minha filha de 6 anos, por exemplo, eu duvido que ela conheça o Burger King. Já o MC Donalds destina a sua comunicação a crianças e isso já a cativou.

Como sua marca pode cativar o seu público?

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